Segurança do Trabalho

PPP

Perfil Profissiográfico Previdenciário
O PPP foi instituído como obrigatório pela Instrução Normativa nº 100 do INSS para todos os trabalhadores expostos aos riscos ocupacionais ao solicitarem aposentadoria especial ou auxílio doença. Também se faz necessário na homologação da rescisão do contrato de trabalho.

LTCAT

Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
É o Laudo que avalia as condições do ambiente de trabalho por meio de medições com aparelhos. É realizado por profissionais habilitados, a fim de identificar e quantificar agentes agressivos.

PCMAT

Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (NR-18)
Visa à preservação da segurança e da saúde dos trabalhadores da construção civil. Exigido pela Portaria 3214/78, com redação dada pela Portaria nº4 de 4 de julho de 1995.

PPR

Programa de Prevenção Respiratória Exigido pela Instrução Normativa n° 1 de 14 de abril de 1994.
Tem como objetivo a preservação da saúde dos trabalhadores expostos a riscos respiratórios. Exemplos: solventes, poeiras minerais, vapores ácidos ou alcalinos.

SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é exigida pela Lei e regulamentada pela NR-5. É um ciclo de palestras e discussões para orientar os trabalhadores dos riscos de acidentes de trabalho e formas de prevenção, riscos com doenças sexualmente transmissíveis – DST e dependência química. Duração de aproximadamente cinco dias.

Laudos

• Laudo de Instalações Elétricas (NR-10) • Laudo de Para-raios (NR-10) • LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho
• Laudo de Atividades e Operações Insalubres (NR-15) • Laudo de Atividades e Operações Perigosas (NR-16) • Laudo de Caldeiras e Vasos de Pressão (NR-13)

Laudo Ergonômico (NR-17)

Exigido pela Lei, regulamentado pela NR-17 e alterado pela Portaria 3751 de 23 de novembro de 1990. Orienta formas de trabalho para evitar lesões musculoesqueléticas nas funções com atividades repetitivas ou esforços com movimentação de cargas.